quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Escondidinho de Espinafre com Quinua



E quem disse que a ceia de Ano Novo não pode ser saborosa? E o melhor, essa receita agrada a todos. Além disso, essa versão de escondidinho possui uma carga nutritiva muito grande. O espinafre rico em ferro, cálcio e fósforo, além das vitaminas dos complexos A e B, traz inúmeros benefícios ao organismo. Já a quinua, grão rico em proteínas e aminoácidos, possui alto teor de ferro, cálcio, zinco e gordura boa, a qual ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Outro diferencial é que essa receita utiliza leite de coco no purê, para dar um sabor bem especial! Receita vegan.


Ingredientes para o purê:

- 6 batatas médias cozidas e amassadas
- 200 ml de leite de coco
- 4 dentes de alho picados
- 1 colher de café de creme vegetal
- Sal

Ingredientes para a mistura:

- 1 maço de espinafre cozido
- 1 xícara de chá de quinoa em grãos
- 4 dentes de alho picados
- 1/2 caldo de legumes
- Azeite
- Sal

Modo de fazer o purê:

1 - Em uma panela refogue os 4 dentes de alho no creme vegetal, quando dourar acrescente as batatas amassadas. Coloque o leite de coco e verifique o sal, reserve.

Modo de fazer a mistura:

1 - Repique o espinafre após cozinhá-lo e reserve.
2 - Cozinhe a quinoa em grãos na água com o 1/2 caldo de legumes. Quando estiver macia desligue, escorra a água e reserve.
3 - Em uma panela refogue 4 dentes de alho picados no azeite, quando dourar acrescente o espinafre, deixe refogar por alguns minutos. Coloque a quinoa e acerte o sal, reserve.
4 - Em um refratário untado com azeite, despeje a mistura de espinafre com quinoa uniformemente. Cubra com o purê e leve ao forno para gratinar.

Dica: Você pode cobrir o escodidinho com batata palha, após tirá-lo do forno, ou assá-lo com a cobertura de mandiokejo. Na foto deixei somente com o purê de batatas.

5 comentários:

  1. Obrigado pelas receitas Luciana. Parei de comer carne há alguns anos, mas nunca consegui fazer qualquer coisa que motivasse as pessoas a pensar sobre esse hábito que tanto sofrimento provoca e em nada é necessário à nossa sobrevivência.
    Você faz!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não to com fome, mas isso me deu gula não fome! rs, que vontade de comer mesmo sem fome!
    Por favor, seu blog é vegan?
    Beijinhos, amei as receitas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Valter, tudo bem?
    Muito obrigada!! Faço essas receitas com muito carinho e amor, e nada melhor do que saber que o que estamos ingerindo não depende da morte e sofrimento de outros seres vivos. Infelizmente nem todos pensam assim, mas aos poucos vamos conseguir mudar isso!!
    Muito obrigada mesmo!
    Abraços e um ótimo 2013 para você!!

    ResponderExcluir
  4. Olá veganinha, tudo bom? :)
    Essa receita ficou muito boa! Vale a pena experimentar, o leite de côco dá um sabor super especial ao purê! hehe
    Olha no início eu estava postando receitas lacto-vegetarianas, porém desde Agosto comecei a postar somenter receitas veganas, a partir dos 'Rolinhos de abobrinha recheados com pure de inhame'.
    Depois disso a receita de 'palmito na moranga' tem a opção vegan e a lacto-vegetariana.
    Mas fique tranquila, em cada receita está marcado se é vegan ou não. Alem disso, não vou mais postar receitas que não sejam vegans. :)

    abraços e um ótimo 2013 pra você!!

    ResponderExcluir
  5. Passei para te retribuir as visitas, o carinho que você me deu o ano inteiro. Que 2013 seja repleto de amor, saúde, compaixão, prosperidade e um milhão de coisas lindas para todos nós.

    ResponderExcluir