quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Bruschetta Rápida


Olá amigos, aqui vai uma sugestão de lanchinho rápido e prático, e o melhor: utiliza poucos ingredientes.
Como já disse anteriormente, adoro massas, e principalmente bruschetta, porém, prepará-la exige um certo tempo. Essa versão é feita no tostex ou sanduicheira. Em relação ao recheio, optei pelo clássico de tomates com majericão com um tempero diferente: alho frito! Receita vegan! :)

Ingredientes:

- Pão de sua preferência (utilizei o ciabatta)
- Tomate picado em cubinhos
- Alho frito a gosto
- Majericão fresco ou seco a gosto
- Azeite
- Sal

Modo de fazer:

1 - Corte o pão ao meio, regue azeite e leve ao tostex ou sanduicheira até o pão ficar douradinho e crocante.
2 - Retire a fatia de pão, coloque o tomate picadinho, o alho frito e o manjericão. Regue mais um pouco de azeite e salpique sal.

Berinjela Recheada com Purê de Cenoura


Essa receita é um pouco mais demorada e trabalhosa, porém vale muito a pena, o resultado final é delicioso. É a primeira vez que misturo cenoura com berinjela, não imaginava que combinaria tão bem! Para deixar o purê bem saboroso e marcante,  optei pelo gengibre ralado e o curry. Receita vegan!

Obs: Essa receita serve, aproximandamente, duas pessoas.

Ingredientes:

- 1 berinjela pequena
- 3 cenouras cozidas
- 4 dentes de alho picados
- 1/2 cebola picadinha
- 1 pedaço pequeno de gengibre
- 1 colher de café de açafrão
- Curry a gosto
- Azeite
- Sal

Modo de fazer:

1 - Corte a berinjela no sentido do comprimento, com ou auxílio de uma colher ou faca raspe as sementes. Fique atento pois algumas berinjelas vem com bigatinhos no meio.Após limpar as berinjela, deixe-as em um recipiente com água e sal, reserve.
2 - Após cozinhar as cenouras, com o auxílio de um mix ou liquidificador, bata as mesmas (sem água) até ficar homogêneo.
3 - Em uma panela refogue o alho no azeite, quando dourar acrescente a cebola, espere murchar. Coloque a cenoura batida, o açafrão, o curry e rale gengibre a gosto. Mexa bem e acerte o sal.
4 - Unte um refratário com azeite, retire as berinjelas da água, seque-as com um papel toalha e salpique um pouco de sal. Coloque o purê de cenoura, generosamente, em cada metade da berinjela. Coloque-as no refratário untado, regue um fio de azeite e leve para assar no forno em fogo alto, por aproximadamente 25 minutos, até a berinjela ficar macia. 
5 - Sirva com arroz, feijão e salada verde.

Dica: Para deixar a refeição mais divertida para criançada você pode substituir a berinjela normal pela baby.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sanduíche de Ciabatta com Abobrinha e Patê de Tofu


Esse sanduíche é bastante prático e rápido de ser feito. Não tem uma medida exata pois depende da quantidade de pessoas que vão comer. Só para vocês terem uma base, para montar a foto utilizei 1 pão ciabatta, metade de uma abobrinha italiana e aproximadamente 1/2 xícara de chá de tofu amassado. O sanduíche ficou bem generoso. rsrsrs
Receita vegan! :)

Ingredientes:

- Pão ciabatta
- Abobrinha italiana cortada em tiras finas
- Tofu amassado
- Azeitonas a gosto
- Mostarda a gosto
- Ervas finas a gosto
- Azeite
- Sal

Modo de fazer:

1 - Caso você queira deixar o tofu com uma textura mais fina basta batê-lo com um mix ou liquidificador. Nessa versão optei em amassá-lo.
2 - Misture as azeitonas, mostarda, azeite e sal junto ao tofu. Mexa bem e reserve.
3 - Em uma frigideira antiaderente regue um fio de azeite e chapeie as tiras de abobrinha, salpicando sal em ambos os lados. Deixe chapear até ficar douradinha. Para finalizar salpique as ervas finas.
4 - Corte o pão ciabatta no sentido do comprimento, passe o pate de tofu em uma das metades, disponha uniformemente as fatias de abobrinha.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Batatinha com Agrião


Sou apaixonada por agrião, cru ou refogado. Essa verdura possui as vitaminas A, B6 e C, além de reforçar o sistema imunológico. O ideal é comê-lo cru, pois suas propriedades e benefícios ficam inalterados, porém fazê-lo refogado uma vez ou outra não tem problemas. Seu sabor marcante combina muito bem com batatas, por ela ser neutra. Espero que gostem! Receita vegan :)


Ingredientes:

- 4 batatas cortada em cubinhos
- 1 maço de agrião limpo*
- 5 dentes de alho
- Curry a gosto
- Açafrão a gosto
- Colorau a gosto
- Azeite
- Sal

* Após limpar o agrião repique as folhas e os talinhos.

Modo de fazer:

1 - Em uma panela grande refogue o alho no azeite, quando dourar acrescente a batata, cubra com um pouco de água e deixe cozinhar em fogo baixo até fica 'al dente'.
2 - Acrescente o agrião, o curry, o açafrão e o colorau. Verifique o sal e deixe a panela descoberta no fogo alto para secar a água e desligue.


Obs: A água que o agrião solta termina o cozimento da batata.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Inhame Salteado ao Molho de Castanhas e Leite de Coco


Apesar do longo nome, essa receita é bem simples de fazer! rsrsrs
É a primeira vez que acrescento ao molho de castanhas o leite de coco, o resultado foi surpreendentemente delicioso! Para deixar ainda mais saboroso optei pelas ervas finas, vale a pena experimentar. Receita vegan :)


Ingredientes para o inhame salteado:

- 3 inhames grandes cortados em cubinhos
- 3 dentes de alho cortados em lâminas
- Ervas finas a gosto
- Azeite
- Sal

Modo de fazer o inhame salteado:

1 - Cozinhe o inhame na água ou no vapor até ficar 'al dente', reserve.
2 - Em uma frigideira antiaderente regue um fio de azeite e doure o alho, acrescente o inhame e deixe saltear até ficar dourado em todos os lados.
3 - Acrescente as ervas finas e o sal, reserve.

Ingredientes para o molho de castanhas*:

- 1 xícara de chá de castanhas cruas
- 2 xícaras de chá de água filtrada fria
- 2 colheres de sopa de amido de milho dissolvida em 1/2 copo de água
- 2 dente de alho picadinho
- 1 xícara de chá de leite de coco
- Sal
- Azeite


Modo de fazer o creme de castanhas:

1 - Coloque as castanhas no copo do liquidificador junto com a água, deixe descansar por 10 minutos. Bata as castanhas até obter um creme homogêneo.
2 - Em uma panela, refogue o alho no azeite até dourar. Acrescente o creme de castanhas batido, abaixe o fogo, fique mexendo até levantar fervura. (é preciso mexer sempre pois o creme engrossa um pouco sozinho)
3 - Após levantar fervura, mantenha o fogo baixo e acrescente o leite de coco. Coloque aos poucos o amido de milho dissolvido até dar o ponto de creme, verifique o sal e reserve.

Como montar:

1 - Em um refratário espalhe o inhame uniformemente, cubra parcialmente com o molho de castanhas.

*A receita original do creme de castanhas foi retirada do blog Veganana http://blog.veganana.com.br/

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Jiló Refogado com Quinua em Grãos



Comecei a pegar gosto pelo jiló através da minha tia Vera há alguns bons anos atrás, rsrs. Na época ela sempre fazia ele refogado no molho de tomates, e eu adorava. Porém, fiquei apaixonada de verdade pelo jiló não faz muito tempo. Minha mãe começou a fazê-lo refogado somente com alho, e foi aí que a nossa história de amor começou! rsrsrs
Resolvi adaptar a receita da minha mãe colocando a quinua em grãos para ficar mais nutritivo e ter uma fonte de proteína. Nessa receita, o amargo característico do jiló fica bastante suave, ótimo para quem não é muito fã desse fruto.

Ingredientes:

- 8 jilós
- 1 e 1/2 xícara de chá de quinua em grãos cozida*
- 3 dentes de alho cortados em lâminas
- Cheiro-verde a gosto
- Páprica picante a gosto
- Azeite
- Sal

*Vale ressaltar que essa medida ja é da quinua COZIDA, pois se você cozinhar essa quantidade do grão cru vai dar muita quinua, pois ela duplica de tamanho.

Modo de fazer:

1 - Retire a casca do jiló e corte-o em meia lua, deixe em um refratário com água para não escurecer e reserve. (não corte as fatias muito finas pois ele desmancha)
2 - Em uma frigideira antiaderente refogue o alho em lâminas no azeite, quando dourar acrescente o jiló, mexa delicadamente e somente algumas vezes até ele ficar "torradinho".
3 - Acrescente a quinua em grãos e a páprica picante, verifique o sal. Deixe refogar por alguns minutos, salpique o cheiro-verde e desligue.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Cubinhos de Tofu temperados com Shoyu, Gengibre e Alho


Queridos, aqui vai mais uma receita deliciosa e prática (para variar um pouquinho, rsrsrs) com tofu. Tenho que confessar que quando virei vegetariana não podia ver o bendito tofu na frente pois revirava meu estomâgo, mas como nada é para sempre (ainda bem!!) atualmente ADORO tofu, seja ele em creme, refogado, frito ou sem tempero algum.
Essa receita é bem rápida, leva em torno de 30 minutos para ficar pronta, ótima para quando estamos com bastante pressa. Em relação aos temperos, acho maravilhoso o aroma e o sabor que o gengibre proporciona à comida, misturado ao shoyu e ao alho já é possível imaginar o resultado que deu! Receita vegan :)

Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de tofu cortado em cubinhos
- 1 dente de alho cortado em lâminas
- 1 raiz pequena de gengibre
- Shoyu a gosto
- Cheiro-verde a gosto
- Sal
- Azeite

Modo de fazer:

1 - Coloque os cubinhos de tofu em um refratário, coloque shoyu a gosto e raspe o gengibre, também a gosto. Deixe marinar por aproximadamente 10 minutos.
2 - Em uma frigideira antiaderente, regue um fio de azeite. Coloque o alho cortado em lâminas, quando der uma leve dourada acrescente os cubos de tofu. (sempre no fogo alto para dourar)
3 - Se necessário coloque mais shoyu e gengibre, verifique o sal.
4 - Mexa delicadamente até todos os lados do tofu ficar douradinho, desligue e salpique cheiro-verde para servir.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Macarrão Alho e Óleo com Quinua e Pimentão


Considero o macarrão alho e óleo uma das receitas mais práticas e deliciosas que existem. Sempre procuro fazê-lo de uma maneira diferente, experimentando novos sabores juntos. Nessa versão optei em colocar a quinua em grãos e o pimentão, deixando-a mais saborosa e nutritiva. Receita vegan! :)


Ingredientes:

- 250 g de macarrão de sêmola (utilizei o parafuso)
- 1 xícara de chá de quinua em grãos cozida com 1/2 caldo de legumes*
- 1/2 pimentão vermelho pequeno picado em cubinhos
- 4 dentes de alho grande cortados em lâminas
- Cheiro-verde a gosto
- Azeite
- Sal


* Para cozinhar a quinua em grãos, basta colocá-la em uma panela e cozinhar na água até ficar macia, esse processo é bem rápido.

Modo de fazer:

1 - Cozinhe o macarrão até ficar 'al dente', escorra a água, regue um fio de azeite e reserve.
2 - Em uma frigideira antiaderente grande, regue uma quantia generosa de azeite. Frite o alho em lâminas até dourar.
3 - Acrescente o pimentão e a quinua em grãos, verifique o sal. Quando o pimentão der uma leve murchada, acrescente o cheiro-verde e o macarrão. Se necessário coloque mais azeite, verifique o sal novamente e desligue.






quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Esfirra Aberta de Abobrinha com Tofupiry


Essa receita utiliza a mesma massa das pizzas que postei aqui, sempre trabalho com ela pois é muito versátil e fácil de manusear. Em relação ao tofupiry fiz uma pequena modificação comparado a receita que postei há alguns meses atrás, é basicamente o mesmo, porém, nessa versão optei pelo polvilho doce. Adorei o resultado! Receita vega! :)


Ingredientes para a massa:

- 2 e 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo*
- 180 ml de água morna
- 1 sachê de 10g de fermento biológico seco
- 4 colheres de sopa de azeite (60ml)
- Sal a gosto
- Fubá

* É sempre bom comprar farinha a mais, pois será necessário, além da quantidade citada acima, colocar um pouco mais de farinha até dar o ponto correto.

Modo de fazer a massa e montar o pão:

1 - Despeje a farinha em um recipiente e misture com o fermento biológico seco.
2 - Acrescente o azeite, o sal e lentamente a água morna. Misture bem até a massa até ficar homogênea.  Acrescente mais farinha até parar de grudar da mão
4 - Após sovar, deixe a massa crescer por aproximadamente 30 minutos.
5 - Abra a massa com um rolo, delicadamente para que a mesma não quebre. Com um cortador, corte a massa e dobre as extremidades para o lado de dentro, para formar uma pequena "barreira".
6 - Salpique o fuba e reserve.

Ingredientes para o recheio:

- 1 abobrinha grande cortada em cubos pequenos
- 1 cebola picadinha
- 5 dentes de alho picados
- Ervas finas a gosto
- Pimenta a gosto
- Sal
- Azeite

Modo de fazer o recheio:

1 - Em uma panela refogue o alho no azeite, quando dourar acrescente a cebola picadinha, espere murchar um pouco.
2 - Coloque a abobrinha picada, as ervas finas e acerte o sal, vá mexendo até ficar 'al dente'. Acrescente a pimenta e reserve.

Como montar a esfirra:

1 - Recheie as esfirras, previamente abertas, e coloque um fio de tofupiry*.
2 - Leve para assar no forno e fogo médio-alto por aproximadamente 20 ou 25 minutos.


* Para o tofupiry utilizei essa receita: http://receitasdoboi.blogspot.com.br/2012/03/tofupiry.html
Fica a critério de vocês decidirem se querem utilizar o polvilho azedo ou o doce. O polvilho azedo deixa um sabor mais forte, lembrando o de biscoito, já o polvilho doce deixa o tofupiry com um sabor mais neutro. A textura é bem parecida.
Dica: para deixar o tofupiry amarelinho, basta colocar uma pitada de açafrão.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Tofu ao Creme de Castanhas


Bom, o que dizer sobre essa receita? Simplesmente DELICIOSA, graças ao creme de castanhas de caju que minha querida amiga Lori, do blog Veganana*, criou. A textura e o sabor são ótimos, além de ser super saudável! Lori, muito obrigada por compartilhar essa delícia!!!
Fiz um pequena modificação na hora do preparo do creme pois levei ao fogo. Receita vegan!


*Endereço do Blog Veganana e receita original:
http://blog.veganana.com.br/2012/08/molho-branco-cremoso-de-castanhas-de_11.html


Ingredientes para o molho de castanhas:

- 1 xícara de chá de castanhas cruas
- 2 xícaras de chá de água filtrada fria
- 2 colheres de sopa de amido de milho dissolvida em 1/2 copo de água
- 1 dente de alho picadinho
- Noz moscada a gosto
- Sal
- Azeite


Modo de fazer o creme de castanhas:


1 - Coloque as castanhas no copo do liquidificador junto com a água, deixe descansar por 10 minutos. Bata as castanhas até obter um creme homogêneo.
2 - Em uma panela, refogue o alho no azeite até dourar. Acrescente o creme de castanhas batido, abaixe o fogo, fique mexendo até levantar fervura. (é preciso mexer sempre pois o creme engrossa um pouco sozinho)
3 - Após levantar fervura, coloque aos poucos o amido de milho dissolvido até dar o ponto de creme, verifique o sal e coloque a noz moscada a gosto, reserve.

Ingredientes para o tofu:

- 500g de tofu firme picado em cubos
- 1/2 cebola picadinha
- 5 dentes de alho picados
- 1 caldo de legumes em pó (opcional)
- Azeite
- Sal

Modo de fazer o tofu:


1 - Em uma frigideira antiaderente, refogue o alho no azeite, quando começar a dourar, acrescente a cebola, espere murchar.
2 - Acrescente o tofu e o caldo de legumes, vá virando o tofu até dourar uniformemente. Acerte o sal e desligue.

Para montar:

1 - Em um refratário disponha os pedaços de tofu e cubra com o creme de castanhas.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Caldo Verde de Fubá


Como o calor resolveu dar uma trégua aqui em Bauru, graças a uma chuvinha maravilhosa que refrescou o tempo, resolvi fazer esse delicioso Caldo Verde, porém um pouquinho diferente do qual estamos acostumados a comer. A receita original, como todos sabem, utiliza batatas, resolvi substituir pelo fubá, o resultado foi ótimo! O único "problema" é que a medida dos ingrendientes depende da quantidade que cada um deseja fazer, além da textura que prefere dar ao caldo, pois algumas pessoas optam por um caldo mais encorpado ou mais ralo. Portanto, vou colocar como base o que costumo fazer aqui em casa.
Receita vegan! :)

Ingredientes:

- 1 litro de água
- 1 e 1/2 de fubá
- 1 cebola picadinha
- 5 dentes de alho
- Couve picadinha a gosto
- Azeite

Modo de fazer:

1 - Coloque o fubá em aproximadamente 500 ml de água, deixe descansar por 30 minutos.
2 - Em uma panela, refogue o alho e a cebola no azeite, quando dourar acrescente 1 litro de água (cuidado para não se queimar pois espirra).
3 - Acerte o sal e espere levantar fervura. Assim que levantar, abaixe o fogo e vá acrescentando aos poucos o fubá hidratado (não é necessário retirar a água do fubá). É muito importanto colocar aos poucos e sempre mexendo, para dar o ponto certo, pois caso você coloque todo fubá de uma vez pode ficar duro demais. (fogo baixo sempre!)
4 - Caso o caldo esteja ralo para você, basta misturar mais um pouco de fubá na água (não precisa deixar descansando) até dar o ponto desejado.
5 - Acrescente a couve picadinha e desligue.


Dica: Na hora de servir regue um fio de azeite e salpique algumas gotinhas de molho de pimenta.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Batatinha com Tofu Mexido


Essa receita era feita pela minha querida avó Irma quando almoçavamos na casa dela aos domingos. Infelizmente ela faleceu faz alguns meses, mas me deixou o maior legado que podia: suas receitas e seu apetite! rsrsrs. É muito bom refazer as delícias que ela fazia, pois isso ameniza um pouquinho a saudade que sinto dela.
Precisei fazer algumas alterações pois a receita original utilizava ovo e a batata era frita, para ficar mais saudável e sem crueldades, substitui os ovos pelo tofu e a batata não é frita. Espero que gostem! Receita vegan. :)


Ingredientes:


- 2 batatas cortadas em cubinhos
- 1 xícara de chá de tofu amassado
- 1/2 cebola picadinha
- 4 dentes de alho picadinhos
- Açafrão a gosto
- 1/2 caldo de legumes (opcional)
- Cheiro-verde a gosto
- Sal
- Azeite

Modo de fazer:

1 - Em uma panela, frite o alho e a cebola no azeite, quando murchar, acrescente as batatinhas cortadas, o açafrão e o caldo de legumes. Tampe a panela e abaixe o fogo. Deixe a batata cozinhar no vapor até ficar macia. Se necessário, coloque um pouco de água para ajudar no cozimento.
2 - Quando as batatas estiverem macias acrescente o tofu amassado, verifique o sal. Salpique o cheiro-verde e aproveite!


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Lasanha ao Molho Bolonhesa com Recheio Cremoso de Espinafre


Nada melhor do que começar o ano com uma deliciosa e prática lasanha! A mistura do molho bolonhesa com o creme de espinafre proporciona um sabor maravilhoso. Fiz essa receita em um refratário quadrado de aproximadamente 20cm x 20cm. A quantidade que deu serve bem 2 pessoas. Quem desejar fazer mais basta duplicar a quantidade dos ingredientes. Receita vegan! :)

Ingredientes:

- 1 pacote de massa de lasanha sem ovos

Ingredientes para o molho bolonhesa:


- 5 tomates
- 2 xícaras de chá de polpa de tomate
- 1 xícara de chá de proteína texturizada de soja pequena
- 5 dentes de alho picados
- 1 colher de sobremesa de colorau
- Azeitonas a gosto
- Folhas de manjericão a gosto
- Azeite
- Sal

Modo de fazer o molho bolonhesa:

1 - Bate os tomates no liquidificador e reserve.
2 - Em uma panela refogue o alho no azeite, quando dourar acrescente o tomate batido, a polpa e o colorau. Coloque a proteina texturizada de soja, previamente hidratada, mexa bem.
3 - Coloque água para que o molho não fique muito grosso, isso é importante para ajudar no cozimento da massa.
4 - Acrescente as azeitonas e verifique o sal, quando estiver levemente apurado desligue e coloque as folhas de manjericão, reserve.

Ingredientes para o recheio cremoso de espinafre:

- 2 xícaras de chá de espinafre cozido
- 1 caixinha de creme de soja
- 1/2 cebola picadinha
- 4 dentes de alho
- 1/2 caldo de legumes
- Azeite

Modo de fazer o recheio cremoso de espinafre:

1 -  Em uma panela refogue o alho no azeite, espere ficar levemente dourado e coloque a cebola. Quando a cebola murchar acrescente o espinafre e o caldo de legumes.
2 - Coloque o creme de soja e verifique o sal, reserve.

Como montar:

1 - Em um refratário espalhe um pouco do molho bolonhesa até cobrir todo fundo, coloque a massa da lasanha e cubra com mais molho bolonhesa.
2 - Espalhe uniformemente o creme de espinafre, cubra novamente com outra camada de massa e finalize com o molho bolonhesa, leva para assar no forno até a massa ficar macia.

Dica: É possível cobrir a lasanha com mandiokejo ou tofupiry!