sábado, 17 de março de 2012

Polenta com Molho Bolonhesa de Soja



Polenta é bom demais, e para evitar comê-la frita nada melhor do que cozida! Essa receita é ótima para quem sente saudade de polenta com molho bolonhesa, é prática, simples, não precisa de muitos ingredientes e é 100% vegan!

Ingredientes para a polenta:

- 2 xícaras de fubá
- 2 xícaras de água
- 750 ml de água
- 4 dentes de alho picados
- Azeite
- Salsa a gosto
- Sal a gosto

Modo de fazer a polenta:

1 - Em um refratário coloque as duas xícaras de chá de fubá, acrescente as duas xícaras de chá de água. Misture bem e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Caso o fubá puxe toda água coloque mais para ficar "cremoso", reserve.
2 - Em uma panela refogue o alho no azeite. Quando dourar acrescente os 750 ml de água, acerte o sal. Assim que levantar fervura, vá colocando aos poucos o fubá hidratado, até engrossar. Deixe cozinhar por 10 minutos, sempre mexendo (tome bastante cuidado pois espirra). Se necessário acerte o sal novamente, coloque a salsa e reserve.

Ingredientes para o molho:

- 1 e 1/2 xícara de chá de proteína texturizada de soja fina
- 1 cebola grande
- 6 dentes de alho picados
- 2 xícaras de chá de polpa de tomate
- 1 xícara de chá de água
- Azeitonas a gosto
- Salsa a gosto
- Azeite

Modo de fazer o molho:

1 - Coloque a proteína de soja texturizada em um refratário e cubra com água, deixe hidratar por 10 minutos. Retire toda a água espremendo a proteína e reserve.
2 - Refogue a cebola picada em um pouco de azeite. Assim que começar a dourar coloque as duas xícaras de chá de polpa de tomate e 1 xícara de chá de água. Depois que levantar fervura deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Passado os 10 minutos, acrescente as azeitonas picadas, a soja hidratada e acerte o sal,  deixe cozinhar por mais uns 5 minutos, também em fogo baixo. Para finalizar coloque o cheiro verde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário