quinta-feira, 17 de maio de 2012

Escondidinho de Brócolis com Purê de Mandioquinha





Receita leve e light! Geralmente escondidinho não é muito saudável, pois vai bastante queijo e creme de leite, sem contar o recheio que as vezes é mais calórico ainda. Costumo fazer o escondidinho com purê de batatas ou de mandioca (aipim), hoje porém, decidi substituir pela mandioquinha (também conhecida como batata baroa) pois ela é super saborosa e mais fácil de trabalhar. Além disso essa receita não vai queijo e nem creme de leite, por isso fica bem light. (é 100% vegan!)
Está sugerido na foto como acompanhamento um mix de arroz longo, arroz vermelho, quinua preta, aveia, cevadinha, triticale, trigo, centeio, linhaça e arroz preto*.



Ingredientes:

- 1 brócolis ninja grande ou 2 pequenos
- 7 mandioquinhas médias
- 8 dentes de alho picadinhos (usei 3 no purê e o restante no brócolis)
- 1/2 cebola cortada
- Cebolinha a gosto
- Noz moscada a gosto
- Azeite
- Sal
- Água

Modo de fazer:

1 - Limpe as mandioquinhas e corte em rodelas com aproximadamente 4 cm, leve para cozinhar na água ou vapor até ficarem bem macias. (quase desmontando)
2 - Enquanto as mandioquinhas cozinham, lave o brócolis e corte em pedaços pequenos, reserve.

3 - Refogue a cebola e os 5 dentes de alho (aproximadamente) no azeite, quando dourar acrescente o brócolis, acerte o sal. Tampe a panela e abaixe o fogo até o brócolis ficar 'al dente', reserve.
4 - Assim que as mandioquinhas estiverem cozidas, esprema-as com o auxílio de um garfo. Em outra panela refogue o restante do alho, quando dourar acrescente essa "massa" de mandioquinha, e vá colocando aos poucos a água, até atingir a textura de purê.
5 - Salpique a noz moscada a gosto e a cebolinha, cozinhe sempre no fogo baixo para não espirrar. Verifique o sal, reserve.


Como montar:

1 - Em um refratário de vidro untado com azeite, despeje o brócolis refogado. Em cima, coloque o purê de mandioquinha e leve para assar no forno em fogo alto, até formar uma leve "casquinha" no purê.


* Esse mix é da marca Mãe terra, o único ingredientes que acrescentei foi o arroz preto, vale a pena experimentar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário