quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Jiló Refogado com Quinua em Grãos



Comecei a pegar gosto pelo jiló através da minha tia Vera há alguns bons anos atrás, rsrs. Na época ela sempre fazia ele refogado no molho de tomates, e eu adorava. Porém, fiquei apaixonada de verdade pelo jiló não faz muito tempo. Minha mãe começou a fazê-lo refogado somente com alho, e foi aí que a nossa história de amor começou! rsrsrs
Resolvi adaptar a receita da minha mãe colocando a quinua em grãos para ficar mais nutritivo e ter uma fonte de proteína. Nessa receita, o amargo característico do jiló fica bastante suave, ótimo para quem não é muito fã desse fruto.

Ingredientes:

- 8 jilós
- 1 e 1/2 xícara de chá de quinua em grãos cozida*
- 3 dentes de alho cortados em lâminas
- Cheiro-verde a gosto
- Páprica picante a gosto
- Azeite
- Sal

*Vale ressaltar que essa medida ja é da quinua COZIDA, pois se você cozinhar essa quantidade do grão cru vai dar muita quinua, pois ela duplica de tamanho.

Modo de fazer:

1 - Retire a casca do jiló e corte-o em meia lua, deixe em um refratário com água para não escurecer e reserve. (não corte as fatias muito finas pois ele desmancha)
2 - Em uma frigideira antiaderente refogue o alho em lâminas no azeite, quando dourar acrescente o jiló, mexa delicadamente e somente algumas vezes até ele ficar "torradinho".
3 - Acrescente a quinua em grãos e a páprica picante, verifique o sal. Deixe refogar por alguns minutos, salpique o cheiro-verde e desligue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário